quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aula de português - 1



...
Tudo bem, gente? Meu nome é Professor Wildson Sanches e eu vou dar aula de Português para vocês. Toda a parte de Redação, Gramática e Literatura Portuguesa eu que vou dar para vocês, ok? Ééé... Deixa eu falar um pouco da minha formação: sou formado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Francesa, e suas respectivas literaturas, pela Universidade Onze de Setembro (Unos). Depois fiz a minha pós em Linguística Avançada, também pela Unos; agora tô mestrando, pela Unos também. Ééé... Vocês tiveram aula de quê ano passado? Barroco? Modernismo? Crase? Ok. Mais o quê? Regência? Hm. Tá, então vamos fazer uma pequena revisãozinha sobre regência, ok? O que, que é regência? A regência ocorre quando a oração subordinada pede assonância da voz passiva por oposição morfológica que tenha mesmo sufixo regente de preposição adjetiva. Ou seja, a regência vai ocorrer apenas e exclusivamente quando ocorrer preposição adjetiva na oração subordinada. “Professor, e se for oração subordinada assindética?”. A mesma coisa, GENTÊ. Tudo bem? Alguma dúvida? Ok. E se a preposição for subordinativa? Daí é quase a mesma coisa. Na frase “João saiu ontem”, quem é o sujeito? “João”, certíssimo. O sujeito da frase é “João”; o verbo é “sair”, verbo de ligação direto e indireto e “ontem” é advérbio prepositivo de tempo. Daí nesse caso não ocorre regência. Repitam comigo: não ocorre re-gên-ci-ahh! Isso. Agora vamos falar um pouco sobre oração assindética. Vocês lembram que a Metonímia é a parte da Gramática que estuda a...

Gilmar Ribeiro (piu!)
09/11/2012, às 00h16
Não revisado

Nenhum comentário:

Postar um comentário